Semana 1
"Interpretations vary not only among individuals and communities, but they vary according to the context in which one places the object to be interpreted. A work of art may take on very different meanings when we first view it knowing very little of its historical background and then see it after having gained much knowledge of the artist's life, other works, and times."
(Writing About the Arts and Humanities, 2E, David B. Paxman and Dianna Ma. Black, 68)
Neste análise sobre o conceito de interpretação dado por Paxman e Black, encontra-se varios pontos válidos e interessantes. Quando uma obra, seja de arte, literatura, música ou dança, está apresentado a uma audiência em particular, a maneira em que as pessoas recebem a obra e o significado que encontram pode ser muito diferente do que a recepção de uma outra audiência. Por que? Porque aspectos como conhecimento da artista e do contexto da abra em questão tal como uma apreciação da obra fazem toda diferença entre as pessoas que compreendem e dão valor à obra e as pessoas que olham para a obra, apenas encolher os ombros e vão-se embora.
Entre o grupo das pessoas qualificadas que participam na conversa de uma obra ou um certo assunto, há também diferença na maneira em que a interpretação é formada. Por exemplo, no meu curso de Illustração, existem várias formas de desenhar a figura humana. Mesmo que todos os meus colegas estão a concentrar no mesmo modelo, o resultado de cada desenho é tão diferente do próximo, que confirma a ideia de que uma obra de arte pode ter um significado para uma pessoa, mas diferente para outra. É por isso que interpretar pode ser uma coisa tanto dificil, por não saber qual interpretação de sequir, como libertador, por poder explorar as opções e caminhos de interpretação disponíveis.
No comments:
Post a Comment